
A estação Ambuitá poderá ficar pronta em 14 meses. Empreendimento será construído no local que abrigava antiga parada de trem
Terá início em janeiro de 2024, as construções da nova estação Ambuitá, da Linha 8-Diamante. A obra é da concessionária ViaMobilidade e é realizada em parceria com a gestão municipal. A expectativa é de que está parada de trem fique pronta em 14 meses.
Segundo a Prefeitura de Itapevi, as obras serão realizadas no espaço onde abrigava a antiga estação, na rua Dr. José Alexandre Crosgnac, 110, Vila Santa Flora. O local foi totalmente desativado no fim de abril de 2010 e, posteriormente, demolido no mesmo ano, dentro dos serviços de modernização do trecho férreo pelo governo do estado de São Paulo.
“A reimplantação da unidade foi garantida por meio de esforços feitos pela Prefeitura sobre a importância dela para os usuários de trens. A reconstrução está na fase de elaboração do projeto executivo, que terá todos os detalhes dessa parada e permitirá a condução dos trabalhos”, explicou a administração municipal.
Leia Mais: Entrada Gratuita: Itapevi recebe apresentações do Circo Spacial
Detalhes da estação Ambuitá
A nova estação Ambuitá contará com um edifício de acesso dos passageiros com duas plataformas onde os usuários farão o embarque nas composições, sentido Júlio Prestes e Itapevi. Cada uma delas terá 120 metros de extensão e 3,50 metros de largura.
O prédio terá dois pavimentos e atenderá às normas de acessibilidade. Além disso, de acordo com a gestão executiva de Itapevi, a parada contará com um estacionamento para bicicletas junto à entrada para incentivar a mobilidade no município.
Leia Mais: Itapevi dá início às obras de seu 1º mercado municipal
No térreo, haverá um saguão de entrada, as bilheterias, a linha de bloqueios (catracas) e sanitários. Já no andar superior, funcionará a área administrativa da estação.
Sobre a estação Ambuitá
A estação de Ambuitá foi inaugurada em setembro de 1949 pela Estrada de Ferro Sorocabana, inicialmente com o nome de “Parada Iracema”. Somente 35 anos depois (junho de 1985), recebeu novas instalações dentro da modernização do sistema pela antiga Fepasa – estatal que até então operava a linha.
A desativação e demolição ocorreram em 2010, ainda quando era gerenciada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Ações na Linha 8-Diamante em Itapevi
Além da reconstrução da estação Ambuitá, Itapevi recebeu uma série de ações de um do pacote executado pela concessionária ViaMobilidade. Entre as ações já feitas estão alargamento da passagem sob a linha férrea de Ambuitá, entregue no fim de outubro, e amplas reformas nas estações de Amador Bueno, Santa Rita, Itapevi e Engenheiro Cardoso.
“Ainda dentro do pacote, a concessionária deve concluir até o fim deste ano a nova passarela próxima à estação de trem Amador Bueno. A finalidade é garantir a segurança dos pedestres naquela região e vai interligar a Rua Ezequiel Antônio de Oliveira, altura do nº 700, às estradas Sabiá e do Prado”, ressaltou a administração municipal.
Leia Mais: Sem anúncio de Igor Soares, Camila Godói e Teco seguem empatados na disputa pela Prefeitura
No mês de setembro, a Prefeitura de Itapevi e a ViaMobilidade iniciaram o asfaltamento de 512 metros de extensão da Estrada do Prado (Jardim Santo Antônio) e a implantação de duas faixas de rolamento de 3 metros de largura cada e calçada de 1,5 metro de largura.
O pacote de melhorias em Itapevi prevê ainda a construção de um viaduto ao lado da estação Santa Rita e as implantações das passarelas do Jardim Portela, do Jardim Santa Rita e do Jardim Sorocaba.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o
GIRO
noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.